segunda-feira, 16 de maio de 2011

Série Mulheres da Bíblia: Estudo 6 - Ana (3ª Parte)

Entrega Total
(Leitura: I Samuel 1: 21 a 28; 2: 1 a 11)

Você consegue se imaginar doando para um estranho aquele seu carro dos sonhos que você ficou anos economizando para comprar? Se pensar em bens materiais já nos faz perceber como é difícil abrir mão daquilo que amamos, imagine quando se trata de entregar um filho. Outro dia, conversando com uma amiga, ela me disse que sua filha era para ela como um dos seus órgãos vitais, ou seja, ela tem a impressão de que se a filha morrer, ela morre também. Fiquei pensando nisso, e realmente parece verdade. Nosso amor de mãe é tão indescritível e grande que não conseguimos imaginar um limite para ele.

Mas Ana era mulher como nós. Ficou anos desejando ser mãe, sofreu por isso, enfrentou lutas e humilhação. E quando recebeu o presente de Deus, entregou-o de volta. Assim que desmamou o menino Samuel, levou-o para morar no Templo, sob os cuidados do sacerdote Eli. Ela o via uma vez por ano, quando subia à cidade de Siló para o sacrifício anual.

Entrega total. Não consigo ver essa atitude de Ana de outra maneira. Ela realmente entendia que tudo vem do Senhor. E não apenas falava, mas praticava o princípio de devolver a Ele o que de fato lhe pertence, como está escrito em I Crônicas 29: 14b: “Tudo vem de Ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos”.

Como é difícil entregar tudo a Deus! Muitas vezes falamos em entregar a Ele nosso fardo e nossos problemas, mas não é só isso que o Senhor nos pede. Ele quer também “a parte boa” da nossa vida. Quer consagração total. Quer demonstração de Fé. Sim, porque as vezes não entregamos tudo por medo de que Ele nos tome o que há de mais valioso aos nossos olhos. Você ficaria sem seus filhos, seu marido, seu namorado, seus bens ou seus pais se o Senhor lhe pedisse? E ficaria sem reclamar, lamentar ou murmurar?

Não creio que hoje Deus está pedindo isso a nós de forma literal. Mas Ele nos pede confiança. Fé. Ele quer que você creia que o que é importante para você é importante para Ele também. E como Ele é um pai amoroso, com o mesmo amor sem limites de uma mãe, é claro que Ele não faria nada para nos entristecer! Deus pediu a Abraão o sacrifício de seu filho Isaque, mas ao ver que a Fé e o desejo de obedecer daquele homem eram maior que tudo em sua vida, não deixou que o menino morresse. Foi apenas “um teste”.

Você já parou para pensar que Deus pode estar “testando” você nesse momento? Eu não sei o que Ele está te pedindo, mas fique atenta aos detalhes daquilo que acontece em sua vida. Muitas coisas que não queremos nos acontecem por ser a vontade de Deus. Já vi mulheres que perderam seus empregos, sofreram com isso, mas depois descobriram que era maravilhoso estar em casa com os filhos. Já vi outras que enfrentaram dificuldades financeiras, mas após um tempo perceberam que é incrível depender da provisão do Senhor. Não brigue com Deus quando alguma coisa que você não deseja acontece. Apenas diga “Ok Senhor, se o Senhor quer assim, eu aceito”. E espere confiantemente por aquilo que Ele fará! Não é ilegítimo ter sonhos, desejar algo ou lutar por isso. Mas quando estamos ocupadas demais correndo atrás daquilo que achamos ser o melhor, quase não temos tempo para ouvir o que Deus tem a dizer a respeito.

Oswald Chambers, um pastor muito influente no século XIX, escreveu alguns pensamentos a respeito de uma vida de renúncia e entrega total a Deus. Ele disse que “quanto mais você se realizar, menos buscará a Deus”, ou seja, não se sinta autosuficiente e capaz, lembre-se que a sua capacidade, a sua força e a sua vitória estão no Senhor, e é Ele que te fará bem sucedida “em tudo o que fizer”, como diz o Salmo 1º. Não busque a Deus apenas quando deseja alguma coisa Dele. Não deixe que as coisas que Ele te deu – o casamento, filhos, uma empresa, o seu trabalho - te afastem da presença Dele. Não se ocupe demais com aquilo que não tem real importância. Deixe Deus em 1º lugar na sua vida para que tudo te vá bem. Vejo isso de maneira muito clara no meu dia a dia: quando acordo cheia de tarefas e vou logo realizando-as, sem ter um tempo de conversa com o Senhor, parece que tudo fica enrolado! Mas se invisto alguns minutos na presença Dele antes de qualquer outra coisa, o fluir dos meus afazeres transcorre de forma sobrenatural! Experimente estar com o Senhor no início de cada dia. Você verá a diferença. Como diz Max Lucado, “é maravilhoso quando você descobre que o melhor não é trabalhar ‘para’ Deus, e sim, trabalhar ‘com’ Deus”!

Outra frase marcante de Oswald Chambers: “Muitos de nós estão buscando seus próprios objetivos, e Jesus Cristo não pode servir-se de nossa vida. Se nos entregamos totalmente a Jesus, não temos mais objetivos próprios.” Aos olhos humanos, isso pode parecer loucura. Mas para nós, é atitude de Fé. A renúncia é um processo que envolve libertação, rendição, concessão e entrega total de algo. Não é um processo fácil! É diário, e, por vezes, doloroso. Mas é o único caminho que realmente nos faz experimentar a plenitude de Deus. É a íngreme montanha que nos leva à intimidade com o Senhor.

Após entregar seu bem mais valioso a Deus, Ana o adorou e reconheceu os grandes feitos Dele em sua vida. Quanto a Deus, Ele a recompensou: “O Senhor foi bondoso com Ana, ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso o menino Samuel crescia na presença do Senhor” (I Samuel 2: 21). Deus nunca te deixará na mão! Ele não deseja a sua infelicidade e o seu sofrimento. Ele é um Deus que realiza sonhos e faz “infinitamente mais que tudo o quanto pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20).

Não pergunte a Deus o porque das suas lutas. Pergunte “prá que”. Não questione-o pela realização imediata de seus sonhos. Peça a realização dos sonhos Dele em você.

Vamos nos entregar totalmente ao realizar de Deus. Tenha Fé que a vontade Dele para sua vida “é boa, perfeita e agradável” (Romanos 12:2). Sempre! Amém!#

Nenhum comentário:

Postar um comentário