segunda-feira, 18 de abril de 2011

Série Mulheres da Bíblia - Estudo 2: ESTER (2ª Parte)

"Deus te escolheu para brilhar!"
(Leitura: Ester 4:12 a 14)

Se você leu a história de Ester do início ao fim com certeza entendeu porque ela acabou reconhecida como uma mulher de Deus. Ao lado de seu tio Mordecai, ela foi fundamental para a salvação do povo judeu. Se não fosse por ela, todos haveriam morrido. Mas não pense que foi fácil para essa jovem rainha.

No versículo que lemos Mordecai desafia Ester a entender que se ela estava lá, é porque Deus tinha um plano. Isto porque num primeiro momento, ela temeu por sua própria vida, já que nem mesmo a rainha poderia entrar na presença do rei sem ser chamada. Uma mulher, ser a salvação naquele momento? Parecia impossível, principalmente naquela época. Veja o que aconteceu com Vasti, a primeira esposa do rei. Ela foi rainha só até o dia em que desobedeceu as ordens dele – que queria “exibir” a beleza da esposa aos colegas. Mas sejamos verdadeiras: você gostaria de se apresentar para dezenas de homens bêbados, que há 6 meses festejavam no banquete do rei, sozinhos, sem mulheres? Vasti foi corajosa, e disse não. Talvez temesse pelo que lhe aconteceria; talvez soubesse que o rei a exporia de maneira nada agradável. O resultado sabemos: ela perdeu o trono e o marido, pois nunca mais seria chamada à presença dele. Não sabemos como foi a vida dela depois disso. Mas uma coisa podemos ter certeza: as mulheres eram desprezadas, usadas como objeto e não podiam tomar decisões. Nunca. No caso de Ester, mesmo sendo a nova rainha, entrar nos aposentos do rei sem ser convidada poderia lhe custar a vida.

Mas Ester optou pelo sacrifício para fazer o que era correto. Aliás, ela foi assim sempre. Talvez tenha sacrificado sua juventude para se tornar uma rainha tão jovem. Era virgem e bela, e obedeceu ao tio que resolveu coloca-la no “concurso de beleza” para que o rei escolhesse sua nova esposa. Agora, mais uma vez ela decidiu arriscar tudo para obedecer e fazer o que era certo. Foi por causa desse sacrifício e do seu passo de Fé que Deus a usou poderosamente. A recompensa, além da salvação de toda uma nação, foi uma vida honrada e cheia de privilégios, prosperidade e bênçãos para ela e sua família (veja Ester 10:3).

A verdade é que quando obedecemos ao Senhor, somos colocadas no melhor lugar onde poderíamos estar. E não vamos nos sentir realizadas se não estivermos lá. Além disso, Deus honra cada ato de obediência da nossa parte.

Você está disposta a fazer sacrifícios para agradar a Deus?

Ester vivia numa época e numa cidade onde imperava o mal. Ali havia sexualidade desregrada, cobiça, inveja, trapaça, bebedeira... conhece alguma lugar assim? Pois é, nosso mundo de hoje não é muito diferente daquele em que Ester vivia. No entanto, ela não se deixou contaminar. Quando precisou tomar uma decisão importante, não apenas usou de sua posição rainha, imponente e intocável... ela buscou em Deus o que era melhor. Proclamou um Jejum entre seu povo, pois sabia que sozinha não poderia mudar nada. Reconheceu que precisava do auxílio e do socorro de Deus.

Quer ter sucesso como Ester? Então não tome decisões sem antes consultar a Deus. Não lute sozinha. Em todas as coisas, pergunte a Jesus o que Ele faria em seu lugar ou o que Ele quer que você faça. Experimente fazer isso nas mínimas coisas. Lembre-se: nosso Deus está sempre presente! E quando você e eu aprendermos a ouvir a voz do Espírito no nosso dia a dia, até mesmo nas coisas que parecem sem importância, vai ficar fácil discernir a orientação Dele na hora de tomar grandes decisões.

Mas talvez não seja fácil para você – assim como não foi para Ester e muitas outras mulheres – estar no lugar onde você está. Só que Deus sempre tem um propósito. Se você está sofrendo ou enfrentando lutas em alguma área da sua vida, esta é a hora quando Deus pode estar moldando suas emoções, seu caráter, sua vida espiritual. Se você está vivendo grandes mudanças, Deus pode estar querendo te levar para um lugar melhor, quem sabe, a “terra prometida” que você tanto sonhou. Se você acaba de dar “um passo de Fé”, Deus quer lhe mostrar que Ele é fiel e tem o controle de todas as coisas.

Só não experimentamos o melhor de Deus quando não queremos. Você sabia que pode levar uma vida cristã sem muitas expectativas, sendo apenas “crente domingueiro” e ainda sim garantir seu lugar no Céu? Sim, é verdade. Só Deus conhece o nosso coração, e a promessa é que todo aquele que crer e confessar Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador será salvo. Se o seu nome foi escrito no livro da Vida, está feito. Não será apagado. No entanto, Deus nos dá o privilégio de passarmos por essa vida não sendo apenas meros expectadores do Reino Dele, e sim, PARTICIPANTES. Fomos compradas por um alto preço porque Ele quis nos garantir uma vida abundante, plena, vitoriosa e de livre acesso à presença do Pai. Ou seja, você não precisa esperar o fim para viver o Céu... pode vive-lo aqui na Terra, hoje mesmo!

A verdade, é que Deus te escolheu, assim como escolheu Ester. Te escolheu para ser Dele, te escolheu para ser mulher, te escolheu para fazer alguma coisa em algum lugar! Sua vida não é uma vida sem propósito. Você pode até não ter um plano para o seu futuro, mas Deus tem!

Já é tempo de despertar! Chega de viver uma vida cristã morna. Decida ser compromissada com Jesus, com a palavra de Deus, com o Seu Reino e a Sua Igreja. Busque em oração conhecer os desígnios de Deus para sua vida. Talvez você não será uma pastora, mas uma grande empresária. Talvez não será uma mulher conhecida internacionalmente, mas será uma grande exemplo de mãe e esposa. Não importa o que nem como. Importa o porquê. Em tudo o que você fizer ou onde for colocada, você está ali para que o Nome de Deus seja engrandecido através da sua vida. Nas grandes ou pequenas coisas. Quando todos estão vendo, ou quando você está sozinha com seus pensamentos... No trato com seus filhos, no relacionamento com seu esposo, nas conversas com suas amigas, no seu trabalho de todo dia, na academia de ginástica...!

Então,

"Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz,
e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti." (Isaías 60:1).


Você nasceu para brilhar!


3 comentários:

  1. Obrigada por deixar que o Espirito de Deus te use para nosso crescimento espiritual, faço parte de um pequeno projeto "Mulher ajudando Mulher", esse projeto tem sido uma benção, e nós mulheres temos que nos unir para que Deus possa abençoar a nossa nação, e para que deixemos um bom futuro para nossos filhos e netos! Um grande abraço!

    ResponderExcluir