terça-feira, 12 de abril de 2011

Série "Mulheres da Bíblia" - Estudo 1: ESTER

Olá amadas!

Vamos iniciar hoje a postagem de mais uma série de estudos que estão sendo ministrados nos Grupos de Crescimento do Ministério Jóia Rara. Se você mora em Chapadão do Sul, venha compartilhar com outras mulheres. Se você mora em outra cidade, leia, faça seus comentários, compartilhe conosco dúvidas e experiências!

Deus está trabalhando nas nossas vidas em todo tempo! Que Ele nos faça mulheres segundo o Seu coração!

Abs!

Rosana Salviano Salabai

**************************************************
Estudo 1: Deus está sempre presente! (ESTER)

Quando eu era criança o que mais me intrigava no livro de Ester era o fato dele ser o único da Bíblia onde o nome de Deus, a palavra “DEUS”, não aparece nenhuma vez. Eu achava interessante e ao mesmo tempo estranho. Eu não entendia porque, mesmo quando minha mãe e as professoras da Escola Bíblica Dominical contavam como Ester foi usada pelo Senhor para livrar o povo de Israel de um massacre. ”Mas porque Deus não está ali?”, eu me perguntava. E não tive resposta até me tornar adulta. Foi agora, dias desses, que o próprio Deus usou meios para falar ao meu coração e me explicar exatamente os fatos. Então, vamos a eles.

A história contada no livro de Ester se desenrola cerca de 50 anos depois do decreto do Rei Ciro, Rei de Israel, que autorizou os judeus exilados a voltarem para Jerusalém. Mas, o fato de muitos judeus viverem ainda na cidade de Susã, na Pérsia, onde morava Ester, revela que nem todos ficaram interessados em voltar para a Terra Santa. Talvez, esses judeus tenham sido atraídos pela prosperidade e riquezas do Império Persa – o mais cobiçado da época. Se esqueceram das promessas feitas aos seus antepassados pelo próprio Deus e desprezaram a riqueza espiritual que os aguardava em Jerusalém. Porém, mesmo desinteressados das coisas de Deus, o povo Judeu não se esqueceu Dele. Havia ainda temor em seus corações. E Deus, talvez triste por esse povo preferir as riquezas em lugar das suas bênçãos, ainda assim, também não se esqueceu deles. E é aí que tiramos a primeira lição desse livro maravilhoso: Deus está sempre presente, mesmo quando Ele não aparece!

Sim, é verdade, o nome de Deus nem é citado no livro de Ester. Mas ao lermos toda a narração dos fatos, não temos dúvidas: Ele estava lá! Ele não abandonou seu povo, mesmo quando estes os desprezaram. Bastou um pedido de socorro e... Ele interveio! E agiu com poder e glória, provendo grande livramento!

Na nossa vida, muitas vezes, colocamos Deus em segundo plano. Talvez não nos afastemos Dele totalmente: vamos a Igreja, participamos de um grupo de estudos como esse... mas se tivermos que fazer a escolha entre uma vida de renúncias por amor a Deus e os prazeres que este mundo dá, ficamos “cambaleando”, em dúvida quanto à melhor opção. Muitas vezes somos como esses judeus que viviam na Pérsia: conhecemos a Deus, sabemos do Seu poder, mas preferimos desobedece-lo em favor daquilo que consideramos ser bom para nós. Preferimos tomar nossas próprias decisões, esquecendo-nos que Ele sabe o que é melhor.

A boa nova é que o Amor de Deus para conosco é incondicional. Não há nada que façamos para que Ele deixe de nos amar. Ele escolheu nos amar, e esse amor é eterno! Por isso, quando clamamos por socorro, Ele se revela a nós. Sim, Ele está sempre pronto a nos socorrer. E está sempre “de olho” naquilo que nos acontece. Isso é o que chamamos de “PROVISÃO”: Deus cuida, Deus tem um plano, Ele está no controle e pode usar quem quiser para cumprir seus propósitos!

Você já teve a sensação de que Deus não estava por perto quando enfrentou problemas no seu casamento, nos seus negócios, ou na sua vida em geral? As vezes, somos enganadas quanto a isso. Mas a partir de hoje, lembre-se sempre: mesmo quando não estamos vendo, sentindo, ou quando Deus não está “aparecendo”, Ele está presente. Ele sempre está presente! E é o Deus da PROVISÃO.

Por outro lado, somos desafiadas pela história de Ester a não deixar que as coisas cheguem ao ponto de não “enxergarmos” Deus. Você não precisa viver uma vida distante de Deus ao ponto de não senti-lo e não reconhecer o cuidado diário que Ele tem para com você e sua família. Você não precisa chegar à beira da morte para ver Deus agir. Não espere um momento desesperador para buscar a presença do Senhor Jesus.

Só teremos comunhão verdadeira com Deus quando decidirmos fazer isso. Não é preciso muito. No que depender Dele, Ele está pronto para se achegar a nós. O problema é que nos prendemos muito à nossa vida material, aos nossos sentimentos, aos nossos desejos e vamos sempre deixando a vida com Deus para depois.

Quando começamos um novo ano sempre estamos cheias de projetos e planos: “vou emagrecer”, “vou ser mais feliz”, “vou ler mais a Bíblia”, “vou para a Igreja”, “vou ser diferente”... mas aí o tempo vai passando e nos esquecemos dessas promessas que fizemos a nós mesmas. Só no final do ano, quando olhamos para trás e vemos que na verdade, em vez de emagrecer, engordamos, em vez de ser mais feliz, nos tornamos rabujentas, em vez de ler a Bíblia, nos viciamos em novelas e em vez de ir a Igreja, nos afastamos mais ainda, é que caímos na real, nos arrependemos e passamos a sonhar com um futuro melhor...

Mas Deus pode te dar esse futuro que você tanto sonha ainda hoje. Um casamento melhor, um temperamento mais pacífico, uma saúde mais equilibrada, uma vida cristã mais alegre e realizada... eu não sei o que você precisa, mas Deus sabe e quer agir. Ele está sempre pronto. Se as coisas não acontecem, não é porque Ele não está por perto. Talvez seja porque falta determinação e obediência da nossa parte. Ou apenas humildade para reconhecer e clamar “Senhor, eu preciso de Ti”.

Deus está te mandando fazer algo? Faça. Te mandou ir? Vá. Te mandou ficar? Fique! Traga à memória todas as promessas que Ele tem para você e sua casa. Não desista, não se conforme com o pouco, não prefira “as cebolas do Egito” ou as “riquezas da Pérsia” achando que são melhores do que a vida abundante que Deus preparou para você.

Sabe aquele teu sonho de um casamento feliz, filhos abençoados, vida financeira confortável e paz interior? Deus pode e quer realizar. Aliás, Ele está aqui para te dar esse presente... mesmo que você não o esteja vendo!#

6 comentários:

  1. Amei a cara nova do Blog... E esse estudo com certeza falou ao meu coração... Que Deus nos abençoe. Mirella

    ResponderExcluir
  2. Deus tem trabalhado de uma força profetica em minha vida e essa história falou muito...Amém por vidas abênçoadoras e por Deus agir com o nosso espirito...

    ResponderExcluir
  3. Querida irmã, descobri este site na pesquisa do estudo de proverbios 31, estou me preparando para casar e quero estar no centro da vontade Soberana. Quero ser esposa que Deus deseja que eu seja. Fiquei maravilhada com o estudo de Proverbios 31 e agora estou aprendendo muito com o Estudo das Mulheres da Biblia. Que Deus abençoe vcs tremendamente!!!!! Jesus é o nosso Senhor!!!! Andrea

    ResponderExcluir
  4. A PAZ IRMÃ, GOSTEI MUITO DESSE ESTUDO E ABRIU A MINHA MENTE E MINHA VISÃO PARA SER UMA MULHER SEGUNDO O CORAÇÃO DEUS . DEUS TE ABENÇOE MAIS E MAIS ! AMÉM !! NEUMA


    ResponderExcluir
  5. esse estudo é do livro todo ou só do cap 1?

    ResponderExcluir