sábado, 10 de julho de 2010

Série: Desvendando Provérbios 31 - Estudo 8

Um “doce” de mulher!
(Leitura: Provérbios 31:26)

A Bíblia nos diz que a nossa boca pode ser um manancial de bênçãos ou maldições. O livro de Tiago, capítulo 3, versículos 6, 9 e 10 diz que “A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus; de uma mesma boca procede bênção e maldição.”

A mulher virtuosa, no entanto, fala com sabedoria e ensina com amor. Falar com sabedoria implica em ser conivente em suas palavras, não amaldiçoando e sabendo a hora certa de falar. Falar com amor implica em deixar que o Espírito Santo fale através de nós, pois Deus é a maior fonte de amor!

Outro dia esteve no gabinete pastoral do meu marido um homem que reclamou que sua esposa falava demais. Ele não suportava mais a pressão, a cobrança e o “falatório”. Infelizmente, a fama de que “mulher fala demais”, em muitos casos, não é à toa. É fato que temos necessidade de falar, muito mais que os homens. O homem estressado se cala. A mulher estressada grita. Os cérebros masculino e feminino funcionam de maneira diferente, por isso as divergências. Mas devemos estar atentas ao nosso proceder. Como diz o ditado, “quem fala demais dá bom dia a cavalo”. Na prática, mulheres que falam muito acabam falando o que não devem, e isso em qualquer nível de relacionamento. Se tornam então pessoas desagradáveis e inconvenientes. Temos dois ouvidos e apenas uma boca. Vamos ouvir mais e falar menos.

O livro de Provérbios, em muitos versículos, chama a atenção para a mulher rixosa. Entre outros significados, mulher rixosa é uma mulher briguenta, que murmura, reclama e fala demais provocando contendas. Ela é comparada por Salomão a um gotejar constante em dia de chuva (Provérbios 27:15 e 19:13). Em outras palavras, é chata e repetitiva. Então minha amiga e irmã, cuidado! Não seja uma mulher goteira! Vamos sempre nos lembrar das palavras do Apóstolo Pedro, que diz que uma mulher ganha seu marido sem palavras, apenas com suas atitudes. Pense nisso antes de querer forçar mudanças na vida de seu esposo ou quem quer que seja. Em lugar de falar, ore. Descubra, você mesma, o poder da oração.

A mulher virtuosa é uma mulher que ensina com amor. Só podemos ensinar aquilo que aprendemos, ou melhor ainda, aquilo que vivemos. Você não pode compartilhar aquilo que não tem. Por isso faz parte de uma mulher valorosa a busca constante por aprender. Não podemos ser acomodadas. Precisamos aprender coisas boas com outras mulheres (a Bíblia nos diz que as mulheres mais novas devem aprender com as mais velhas), com nossos maridos, nossos pastores, nossos líderes... podemos aprender observando o mundo ao nosso redor (na maioria das vezes, em silêncio!). Então, não pare nunca! Se Deus te der a oportunidade de estudar, estude! Se Ele está te dando a oportunidade de ser ministrada na Igreja, em Congressos, Seminários ou pequenos grupos como esse, participe e pratique tudo o que aprender. Nunca chegue ao ponto de achar que sabe tudo. Nossa conversão a Cristo precisa ser diária, então sempre há algo para aprendermos ou pelo menos “relembrarmos”. Vá em frente e prossiga para o alvo! Leia bom livros, leia a Bíblia, assista bons programas, ouça as experiências de homens e mulheres de Deus. Dessa maneira, você se tornará sábia e frutífera, e com certeza, terá o que dizer da próxima vez que abrir a boca para conversar.

Seu alvo, assim como o meu, deve ser tornar-se uma mulher sábia, com quem as pessoas tem prazer de falar. Uma mulher amorosa, com quem as pessoas se sentem a vontade para pedir um bom conselho ou uma palavra de ânimo. Nossos maridos, filhos, parentes, amigos e vizinhos precisam enxergar em nós uma mulher de confiança, não dada à fofoca, que transmite paz, não cria contendas, não deixa o coração do outro aflito e não é “portadora de más notícias”, pelo contrário! Que sejamos aquela que fala com sabedoria e ensina com amor. Que sempre abençoa e nunca amaldiçoa.

Em Nome de Jesus! Amém! #

Nenhum comentário:

Postar um comentário