segunda-feira, 10 de maio de 2010

Série: Desvendando Provérbios 31 - Estudo 4

(Estudo dos Grupos de Crescimento - semana de 10 a 16 de maio)

Uma mulher ativa!

O Estudo de hoje foi escrito pela nossa irmã Cristiana Rocha, coordenadora do nosso Ministério Jóia Rara. Fui abençoada pelas palavras dela e quero compartilhar essa benção com vocês! Então, vamos lá, em Nome de Jesus! Grande beijo a todas! (Rosana Salabai)

******

(Leitura: Provérbios 31: 13 a 18)

Quando meditava nestes versículos pedindo a Deus que falasse primeiramente comigo antes de falar com você através deste texto, fiquei impactada com o cuidado do Senhor em nos revelar através de sua Palavra os segredos de uma Mulher Virtuosa. Para não me perder nas profundidades das riquezas, vamos nos alimentar de cada versículo precioso deste texto.

“Busca” lã e linho... V.13 - Vivemos num mundo que a todo tempo atrofia nossos sonhos, nos limita, nos faz parar, retroceder em nossos projetos e o que é pior, nos faz acreditar que viver na mesmice é o mais confortável. Mas “Buscar” é primeiramente sair da inércia, do local de conforto, para ir ao encontro do novo de Deus, deixar o bom em busca do excelente. Vai muito além de querer ou desejar, requer decisão e atitude. Muitas vezes ficamos esperando... esperando ser convidada, esperando ser convocada, esperando até ser obrigada. Mas a mulher virtuosa deste texto ”sai” em busca. Não espera ser convidada (é livre do complexo de inferioridade). Não espera ser convocada (não é acomodada). Nem precisa ser obrigada (não é preguiçosa). Ela crê que para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas e assim prossegue cada dia a cumprir os propósitos de Deus em sua vida, vivendo a Palavra dEle. Recusa-se a “andar nos conselhos dos ímpios, deter-se no caminho dos pecadores e sentar-se na roda dos escarnecedores, seu prazer está na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite. Ela é plantada junto a correntes das águas, que, no devido tempo, dá seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto faz prospera”. (Salmo 1).

Trabalha de boa vontade com suas mãos. V. 13 - Mais do que buscar o trabalho, essa mulher o faz de boa vontade, sabendo que em Deus seu trabalho não é vão. É consciente da importância de cada tarefa e não se sente desvalorizada em nenhuma delas. Pelo contrário, valoriza a preciosidade e o privilégio de cada função. Nos seus lábios não há murmuração, apenas louvor e gratidão. A Bíblia nos diz: “Tudo (exatamente tudo) que façais, quer comais, quer bebais... fazei tudo para glória do Senhor”. Ela dá o exemplo, realiza com suas próprias mãos, não apenas fala, mas executa seus projetos, não é influenciada, mas influencia os que estão à sua volta. Não é teórica, mas prática. Certa vez ouvi uma frase que não consegui esquecer, pelo impacto que me causou: “Aquilo que você faz fala tão alto, que não consigo ouvir o que você diz”. Ah! Como precisamos de discernimento espiritual para silenciar nossas palavras e falar sabiamente através de nossas ações, seja no serviço doméstico, no trato familiar, nas conversas ou no trabalho secular. Pense: você tem feito tudo com alegria e boa vontade?

Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. V.14 - Creio que o seu pão vem de longe por vir de longe seus sonhos, sua busca, seu trabalho, sua boa vontade, seu exemplo e testemunho. O pão que ela traz não alimenta somente o físico, mas alimenta os sonhos de muitas mulheres que estão vivendo a escravidão da acomodação e do conformismo. Ela mesma nos mostra como sair desta escravidão que aprisiona muitas mulheres e até mesmo as servas de Deus.

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa... V.15 – Ela acordava bem cedo, isso nos mostra o quanto ela era sábia e "não comia o pão da preguiça" (Provérbios 31:27). Você já parou para pensar por que em vez de dizer que “a mulher inteligente edifica a sua casa” a Bíblia usa a expressão “a mulher sábia edifica a sua casa”? Há mulheres que se orgulham de sua inteligência por trazerem o pão para casa, mas não tem sabedoria para compartilhá-lo. Embora sabedoria e inteligência pareçam semelhantes, existe uma pequena e notável diferença. Podemos dizer que a sabedoria é a capacidade dada por Deus para usarmos bem a inteligência.

Já ouvi alguém perguntar: “onde estão as mulheres virtuosas destes maridos que tomam café da manhã em padarias e conveniências?” Isto porque certamente nestes locais não há o momento precioso da família meditando a palavra de Deus (alimento espiritual antes do alimento físico) e nem a benção e as palavras de encorajamento entre os familiares para um novo dia. Sabemos que para o bom funcionamento do nosso organismo o café da manhã é a refeição mais importante, por isso deve ser a mais completa, mas mesmo assim usamos o argumento que “nosso cônjuge não gosta de tomar café da manhã” e nos ajuntamos a uma multidão de mulheres que ao contrário da mulher virtuosa, insistem em começar o seu dia no final da manhã.

Você, mulher de Deus, é inteligente, pois você tem a mente de Cristo (1Cor. 2:16). Porém, deve saber usar essa inteligência. Aí entra a sabedoria que recebemos do Altíssimo quando o buscamos antes do nascer do sol, é Ele que nos dá a aplicação inteligente daquilo que já conhecemos mas precisamos aplicar. A mulher sábia usa de inteligência para falar, é cuidadosa com o que diz, pensa antes de tomar qualquer decisão, não se precipita. Ela é sábia, e antes que a agitação do dia começe, ela já esteve no esconderijo do Altíssimo para receber de Deus o que irá transbordar. Antes de colocar a mesa para alimentar os seus, está mulher já se fartou da mesa que o Senhor preparou para ela. Aleluia! Como já vimos nas lições anteriores, a mulher virtuosa que estamos estudando estabeleceu suas prioridades, buscando em primeiro lugar a Deus. E você: Quais são as suas prioridades? Onde está investindo ou gastando seu precioso tempo nas primeiras horas da manhã?

... e distribui a tarefa das servas. V.15 - Às vezes é difícil permitir aos outros fazerem o que achamos que somente nós conseguimos fazer com perfeição. Creio que saber distribuir tarefas traz organização e fardos cada vez mais leves. Porém distribuir tarefas vai além de distribuir funções. A mulher sábia distribui junto com as tarefas elogios, encorajamentos, valorização, sorrisos, sonhos... Para que assim como ela, suas servas entendam que “tudo quanto fazemos, devemos fazer como para ao Senhor”...

Examina uma propriedade e adquire-a. V. 16 – Essa mulher tinha Sabedoria para bons negócios. Mas a mulher virtuosa não pode se mover por sua ambição em ter, e sim pela motivação em ser: Ser obediente e agradar ao Senhor! Por isso nosso trabalho não deve vir em primeiro plano, e sim, a vontade de Deus. E sabemos que a vontade Dele é que sejamos virtuosas e abençoadoras, em especial, com os da nossa casa: filhos e marido. Eles sim devem ser nossa prioridade. E Deus nos honrará!

...planta uma vinha com o fruto de suas mãos. V.16 – Ela tinha atitude. Quem planta o que recebe de Deus colhe a cem por um, em todas as áreas da sua vida. A mulher virtuosa decidiu firmemente ser uma semeadora, entendendo a palavra de Deus que declara que “aquele que semeia pouco, pouco ceifará; e aquele que semeia com fartura, com abundância também ceifará”. Uma mulher sábia não retém nada e reconhece que o fruto das suas mãos não vem de si mesma, mas daquele que a ama e supre todas as suas necessidades. Por isso ela não teme o futuro, mas o aguarda com grande expectativa!

Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. V.17 – A mulher sábia e virtuosa coloca sua armadura diariamente, fortalecendo-se para a luta, sabendo que é contra principados e potestades e não carne ou sangue. Uma mulher assim não se distrai em ciladas humanas, infantilidades ou melindres. Ela sabe que os seus inimigos são somente os inimigos de Deus.

Vê que é boa a sua mercadoria. V.18. - Ela mesma prova sua mercadoria oferecendo somente o bom aos seus compradores. Ela conhece a qualidade do produto, pois reconhece quem lhe concedeu a matéria- prima... Não devemos nos gloriar dos nossos feitos, mas dar sempre toda honra e glória ao Senhor!

... e a sua lâmpada não se apaga de noite. V.18 - Esta mulher cheia de virtudes entendeu o que o salmista disse: “Tu, Senhor, mantém acesa a minha lâmpada: o meu Deus transforma em luz as minhas trevas” (Salmo 18-28). Por isso ela sente-se segura durante a noite, sabendo que Deus guarda o seu repouso e nenhum mal chegará a sua tenda. Ela crê que sua lâmpada permanecerá acesa não somente aquela noite, mas de geração em geração!

Que desafio ser esta mulher. Que desafio crer e deixar Deus nos transformar nesta mulher! #

******
Perguntas para o compartilhar do Grupo:

1- Pense em três virtudes que Deus já lhe concedeu e compartilhe com suas colegas para honra e glória do Senhor!
2- Em que você foi desafiada hoje? Qual área da sua vida precisa ser transformada para glorificar o Senhor?
3- Você crê que Deus pode transformá-la ou aperfeiçoa-la para que você seja realmente uma mulher virtuosa? (Líder: encoraje seu grupo, lembrando que “Deus que começou a boa obra em nós é fiel para completá-la!")

******
Oração Final
Ore com todas em voz alta: “Deus da minha provisão, canto de jubilo e me alegro, pois tenho prazer na Tua retidão. Digo sempre: Glorificado sejas tu Senhor, que te comprazes na prosperidade da tua serva.” Amém! (Salmo 35:27)

6 comentários:

  1. Cristiana
    Você foi muito feliz e iluminada na explicação desta passagem bíblica. Este trecho de provérbios 31, tem me abençoado e falado muitíssimo comigo, especialmente a partir do momento que comecei a trabalhar fora (aproximadamente 8 anos). Agora, vejo que preciso me aperfeiçoar mais ainda para ser uma mulher virtuosa aos olhos do Pai, esposo, filhos e tantas outras pessoas que estão à minha volta.
    Que Deus abençoe cada vez mais este Ministério!

    ResponderExcluir
  2. Cris, q bênção poder aprender um pouco mais da vontade de Deus para nós, mulheres que buscam a Sua presença Maravilhosa!
    Louvo a Deus por sua vida, pois tenho aprendido muito com você e com a Rosana, mulheres segundo o coração d Deus, colocadas por Ele aqui em Chapadão, para serem mais instrumentos Lindos do Senhor em nossas vidas!!

    Que Deus conceda a você e sua família, cada vez mais bênçãos e muita sabedoria a você, para continuar edificando sua casa sabiamente, e nos ensinando também a fazê-lo em nossa.

    ResponderExcluir
  3. Mãe, aqui quem fala é a Isabella...
    Só queria dizer que gosto quando faz ministrações as mulheres, assim como ministra a mim quando me acorda na cama para ir a escola!
    Obrigada por ensinar a vontade de Deus para mim, e para as mulheres...
    Mesmo quamndo parece impossível levar uma mulher para Deus, você diz- "Para Deus, cada alma é preciosa, e nós devemos mostrar o seu amor que é infinito!"
    Obrigada por sempre trazer uma palavra de paz, quando estou triste e desolada.
    Obrigada por me trazer sempre uma palavra consoladora, quando estou desconsolada!
    E por ser uma mãe que abençoa vidas fora de casa, dentro da igreja e dentro de casa.
    Que Deus possa derramar cada vez mais bênçãos sobre a sua vida, para continuar a edificar vidas e nossa família.
    Eu te amo - Isabella R.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo o comentário da Isa! Nosso maior testemunho tem que ser dentro de casa, por isso quando nossos filhos "nos louvam" podemos ter certeza que, pela graça de Deus, estamos no caminho certo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Pastora Rosana,sou a Pregadora Janaína Azevêdo,Venho expressar a minha gratidão a Deus pela vida de mulheres como vc,estou escrevendo um livro sobre mulheres influenciadoras que incitam outras a crescer...espero um dia poder conhecê-la,pois virei admiradora sua.Deus te abençoe por estes estudos extraordinários pois tbm quero influenciar mulheres á fazer aobra de Deus...Levantemo-nos...para influenciar esta geração!!!Sou da Assembléia de Deus-Missóes,pregadora da Palavra através do ministério #Desperta Débora!# com a finalidade de incentivar as mulheres a despertar o Dom que já existe nelas.Paz Twiter @PgJanaínaAzevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Janaína! Vamos juntas, em Nome de Jesus! Quem sabe um dia nos conhecemos pessoalmente! Abração e muitas bençãos pra vc!

      Excluir