segunda-feira, 19 de abril de 2010

Série: Desvendando Provérbios 31 - Estudo 1

(Estudo dos Grupos de Crescimento
da Semana de 19 a 24/04/2010)

Deus sonhou com você!

Quem nunca quis ser essa mulher virtuosa descrita em Provérbios 31? Ao mesmo tempo, quem acha possível ser uma mulher tão exemplar como aquela?

Nas próximas semanas vamos ser desafiadas a encarar uma mudança de vida que nos possibilite sermos literalmente mulheres virtuosas. Vamos entender porque Deus fez questão de deixar esse poema na Bíblia. E como é possível ser uma mulher assim.

Vamos começar hoje entendendo o que é “ser uma mulher virtuosa e mais valiosa que Rubis” (vers. 10).

A palavra virtuosa, no original, remete a adjetivos como “poder, riqueza, potencialidade, valentia, influência, força, esforço, capacidade e aptidão”. Além disso, é usada para descrever uma pessoa “armada”, ou seja, “preparada para lutar”. Outro fato que chama a atenção nesse versículo é o fato da mulher virtuosa ser “mais valiosa que os rubis”. Antes dela, apenas a sabedoria tinha sido descrita como tão valiosa assim. Mas há mais coisas em comum entre a mulher virtuosa e a sabedoria, e a principal delas é que o requisito básico para ambas é o temor a Deus (Prov. 1:7/ Prov. 31:30).

Se a mulher virtuosa se compara à sabedoria, logo se vê que não é fácil adquirir essa característica, mas a Bíblia nos mostra que, com persistência, aqueles que perseguem o objetivo de serem sábios e pedem isso a Deus, alcançam! Então, vamos perseguir esse objetivo de sermos virtuosas e também o alcançaremos!

Ao ter seu valor comparado com o Rubi, a mulher virtuosa é colocada num patamar de valor inestimável. E uma das características que faz o Rubi ser tão valioso assim é que ele é uma pedra dura e somente com muita tecnologia foi possível ao homem passar a esculpi-lo. Antigamente, a valiosidade do Rubi estava principalmente no fato de ser uma pedra bruta, que não se deixava ser manipulada. Ela era genuinamente única e sem sinais de interferências externas.

Outra característica dessa pedra é que quanto mais vermelha, mais cara ela é. Isto porque a diferença na coloração prova que há impurezas no seu interior. Por mais que seja bonito um Rubi com cores vibrantes, são os Rubis vermelhos, de transparência perfeita e sem falhas, muito mais valiosos.

Quantas lições já podemos tirar daí!

A primeira delas é que a mulher virtuosa é uma mulher de potencial e valor inestimável, e isso independe dos seus estudos ou seus conhecimentos adquiridos: ela já nasceu assim! Todas nós fomos criadas por Deus de uma maneira especial, dotadas de dons e talentos. Podemos aperfeiçoar nossas habilidades, mas aquilo que nos foi dado pelo pai, é o que nos deixa mais valorosas. E o que nos foi dado pelo Pai?

Em primeiro lugar, à mulher foi dada a capacidade de ser auxiliadora.

Em Genesis 2:18, Deus, vendo que não era bom que o homem estivesse só, fez para ele uma “auxiliadora”. A palavra auxiliadora que aparece na Bíblia, nesse versículo, significa ajudadora, que socorre, que vem ao encontro para ajudar, proteger e completar. É a mesma palavra usada para descrever o auxílio e o socorro que nos vem de Deus quando clamamos.

Desta forma, ser uma mulher auxiliadora é um privilégio! É a maneira de demonstrarmos o cuidado de Deus para aqueles a quem auxiliamos. Lembre-se disso sempre que for dar sua opinião e sua ajuda aos que te cercam. Você está sendo o cuidado de Deus para com aquela pessoa naquele momento!

Depois, nos foi dada por Deus a capacidade de sermos companheiras (Gen. 3:12). A palavra companheirismo vai na contramão do individualismo dos tempos modernos. Você não tem que correr atrás do seu próprio bem somente. Precisa fazer isso de acordo com o que é melhor para sua família. Pensar nos outros antes de si mesmo parece utopia. Mas, “se amar” não significa ser egoísta.

Com o companheirismo e a capacidade de sermos auxiliadoras, foi dado à mulher o dom de amar, de ter filhos, de cuidar da família e viver uma vida plena, gozando das bênçãos de Deus. Mas embora tenhamos sido criadas essencialmente com essas características, após a queda fomos submetidas ao pecado, e assim, na própria Bíblia podemos encontrar outras características (nem tão belas assim!) das mulheres: dominadoras, rixosas, amarguradas, insubmissas, enganadoras. Faça uma leitura no livro de Provérbios e você vai ver os conselhos do Rei para que os homens tenham cuidado com as mulheres! E aí vem uma outra lição desse nosso primeiro estudo: o Rubi mais valioso é aquele puro, que não sofreu interferências das mãos humanas. Pode até ser que alguém admire o brilho de um Rubi colorido, mas a cor só apareceu por causa das impurezas, lembra-se?

Nosso desafio para esta semana é voltarmos a ser aquela mulher sonhada por Deus, lá na criação. Para isso, não podemos deixar que aquilo que nos cerca nos domine e nos transforme de maneira negativa. Cuide das palavras que saírem da sua boca. Preste atenção nas músicas que você ouvir e nos programas que vai assistir. Sonde os seus próprios pensamentos. Fuja daquilo que te faz pecar. Não se assente “à roda dos escarnecedores” (ou das fofoqueiras, das maledicentes, das imorais, das ímpias...). Examine-se a si mesma. Busque a pureza do coração, a fim de que o seu brilho não seja um brilho enganoso e apenas exterior.

Em nenhum momento de Provérbios 31 é dito que a mulher virtuosa é perfeita. Ela apenas é uma mulher que ama a Deus, e por causa disso, tem uma vida de retidão. Ela aprendeu a viver de acordo com aquilo que Deus sonhou para ela e para todas nós. Então podemos ser assim também, não podemos? AMÉM!#

 *******
Perguntas para Reflexão:

1 - Você se sente uma mulher “valiosa”? O que te faz se sentir assim?
2 - Você consegue entender que Deus tem um propósito específico para sua vida? Já descobriu qual é?
3 - Qual seu maior talento e como acha que pode usá-lo para Deus?
4 - O que você acha que poderia fazer para ser uma auxiliadora e companheira melhor?


5 comentários:

  1. Como é bom ser uma mulher de Deus!!! Obrigada Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo é saber q o Senhor nos fez com um propósito já pré-determinado por Ele. E q Aquele q fez o céu, a Terra e tudo o q nela há, não poderia nos fazer de qualquer jeito. Mas com uma função tão importante para cuidar daqueles q Ele mesmo coloca ao nosso redor.

    Pastora Rosana q Deus continue a usando poderosamente!

    ResponderExcluir
  3. acordei hoje pela madrugada, e senti que o Senhor tinha me acordado para me ensinar algo...
    Tenho passado por um grande processo de transformação. Desde que me converti, tenho buscado tanto ser uma mulher virtuosa, mas em certa parte, não havia entendido ainda o que isso de fato significava. Hoje, o Senhor falou comigo, sentei-me a ler a Bíblia, estudei tudo o que Deus me mostrou. Sentei-me no computador, e fui procurar o que outras mulheres tinha descobrido.
    Nenhuma me tocou tanto quanto você.
    Vi outra perspectiva que me faltava.
    Continue com seu projeto, "aquela que teme ao Senhor será louvada"
    Amém.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia gente!! Desculpe minha ignorância!! Mas o provérbio 31 30 me surpreendeu!! Eu nunca havia ouvido falar nele( a mulher que teme ao senhor será louvada) . Fiquei perplexo de como conheço tão pouco da bíblia! Pra mim o único que era digno de todo louvor era somente Deus. Fiquei surpreso. Louvar a mulher!?? Gostaria de um auxílio.

    ResponderExcluir
  5. Glória á Deus por ter me feito nascer no lar onde um Anjo chamado," MÃE
    Mulher Virtuosa" me acolheu para ser sua filha, e com ela, tornei-me também esse Valor excelente, mais preciosa do que o fino Rubi...Obrigado Senhor por me amar tanto!
    Continue escrevendo essas maravilhas, amei...Parabéns

    ResponderExcluir